Aulas

Todos
Bateria
Canto
Cordas
Musicalização
Piano e Teclado
Sopros

Aline Güntzel

Musicalização e Flauta Doce
Aline Güntzel

Musicalização e Flauta Doce

Tem se dedicado ao ensino de flauta doce há 13 anos atuando como professora no Brasil e também na Alemanha com crianças, jovens e adultos incluindo ensino profissionalizante. É professora Suzuki certificada tendo estudado com Mary Halverson Waldo na primeira semana Suzuki Teacher Training no Brasil.  No Instituto Federal do Rio Grande do Sul foi professora substituta de flauta doce e teoria musical no Curso Técnico em Instrumento Musical, bem como no Projeto Prelúdio.

Como instrumentista já realizou concertos na Europa, Uruguai e em diversos lugares pelo Brasil. Em 2015 ganhou menção honrosa com o Quarteto Brasilien Block no Open Recorder Days, concurso internacional de flauta doce realizado em Amsterdam. Em 2016 juntamente com seus três colegas do Brasilien Block Quarteto, promoveu a música brasileira através de oficinas, masterclasses, concerto didático e concerto oficial na 1ª Brazilian Musik Week da International German School Vietnam em Ho Chi Minh City.

Luciana Malacarne

Piano
Luciana Malacarne

Piano

É bacharel em música com habilitação em piano pela UFRGS, onde estudou com os professores Maly Weisenblum e André Loss. Foi professora de piano e pianista acompanhadora no projeto de música da ASCARTE, tendo participado de duas turnês europeias da Camerata Ivoti (2006 e 2008). Atualmente, trabalha em Porto Alegre, atuando na Escola de Música Tio Zequinha e junto aos grupos corais e celebrações litúrgicas da Paróquia Matriz da IECLB.

Jacqueline Menezes

Piano
Jacqueline Menezes

Piano

Natural de Caxias do Sul, RS. Graduada em Piano pela UFRGS na classe da Profª Zuleika Rosa Guedes e em Música de Câmera com o Prof. Jean Jacques Pagnot. Estudou com os professores Roberto Szidon, Miguel Proença, Homero de Magalhães e Sônia Goulart. Fez pós-graduação na UFRGS (Especialista em Música), onde teve orientação pianística das professoras Zuleika Rosa Guedes e Dirce Bauer Knijnik e em Música de Câmera com o professor Marcello Guerchfeld. De 1999 até 2005 foi pianista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Josué Farias

Violão
Josué Farias

Violão

Iniciou seus estudos com o pai, Pedro Farias, através do Método Suzuki para violão clássico. Estudou com outros professores, entre eles Davi Moreira e Fernando Pereira. Em 2004 começou a dar aulas de instrumento trabalhando também com aulas de prática em conjunto e teoria musical. Atualmente faz o curso de licenciatura em música na UFRGS e integra o corpo docente da Escola de Música Tio Zequinha.

Yuri Lima

Contrabaixo elétrico
Yuri Lima

Contrabaixo elétrico

Iniciou seus estudos aos três anos na Escola de Música Tio Zequinha onde frequentou o curso de musicalização com as professoras Maria Elena Gallicchio e Juleandra Lima. Aos 10 anos iniciou o estudo do violoncelo com as professoras Letícia de Oliveira (2002- 2010) e Mônica Lima (2011). Nesta instituição teve participação em três orquestras: Iniciante, Villa-Lobos e Camerata Jovem de Porto Alegre. Aos 15 anos iniciou seus estudos de contrabaixo elétrico, tendo como professores Tamiris Duarte e Diego Fagundes. Foi aluno do projeto de bandas dos cursos populares da escola de Música Tio Zequinha desde a sua criação em 2007 no qual participa até hoje. Participou de workshops com Chico Pinheiro e Gustavo Strapazon.

André Borba

Violino
André Borba

Violino

Bacharel em Violino no ano de 2018 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação do professor Fredi Gerling, iniciou seus estudos aos 4 anos na Escola de Música Tio Zequinha nos cursos de violino com Carlos Alberto de Souza e musicalização com Maria Elena Gallicchio e Juleandra Lima. Aos 12, ingressou no Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação de Fredi Gerling. Nascido em uma família extremamente envolvida com música, optou por seguir carreira na área e em 2014, aos 17 anos, ingressou no curso de Música da UFRGS. Tendo aprendido violino através do Método Suzuki, participa, desde 2014, de cursos de capacitação certificados pela Associação Suzuki das Américas.

Rafaela Uchôa

Piano e teclado
Rafaela Uchôa

Piano e teclado

Bacharel em Piano/UFRGS 2016, sobre orientação do professor Dr. André Loss. Iniciou os estudos de piano aos 9 anos de idade com sua mãe. Aos 12 anos estudou no Conservatório Carlos Gomes de Carazinho- RS. Anos mais tarde estudou com a professora Claudia Deltrégia e preparou-se para o curso de música da UFRGS.

Tocou em masterclass de piano clássico para os professores Olga Kiun (Brasil), Guigla Katsarava (Paris), New Fialkow (UFRGS), Lúcia Barenecha (UFRJ), Magdalena LIsak (Polônia). Realizou cursos de Música Popular Brasileira e Jazz com Rafael Santos (Unicamp) e Michel Dorfmam.

Realizou o curso  “musicalizar pela canção” com a professora Juleandra Lima e Maria Elena Gallicchio,  o curso de “Filosofia Suzuki” com o professor Fernando Piñero e também “Pedagogia Pianística” com a professora Viviane Martinez.

Foi pianista acompanhadora do Coral de Meninas de Bom Princípio no período de 3 anos, tocando repertório popular e erudito. Viajei por diversas cidades acompanhando o Coral tanto aqui no Rio Grande do Sul como em outros estados como Paraná e São Paulo. Foi pianista do Coral de Municipal de Sapiranga realizando diversas apresentações na região.

É professora de piano clássico e teclado na Escola de Música Tio Zequinha.

Daniel Lima

Bateria
Daniel Lima

Bateria

Daniel Lima iniciou sua carreira aos 15 anos tocando bateria com o “Conjunto Inocentes”formado com seus irmãos, um grupo de grande destaque  aqui no Sul. Começou seus estudos de percussionista em 1977, na escola da OSPA com o professor Luiz Eduardo Varella. Em 1979 ingressou como percussionista na OSPA ( Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) onde até hoje faz parte. Desde 1980 é professor de bateria. Participou de cursos em  SP com o professor John Bondler e Brasília com a professora Elisabeth Delgrande. Faz trabalhos como acompanhador citando alguns como Emílio Santiago, Alcione, Leni Andrade,  entre outros.

Clarice Bittencourt

Piano e teclado
Clarice Bittencourt

Piano e teclado

Professora de Piano e teclado

Jonathan Santos

Violoncelo
Jonathan Santos

Violoncelo

Jonathan Santos é natural de Porto Alegre e iniciou seus estudos de violoncelo em 2005 com a professora Déborah Quintela. Participou do Encontro de Violoncelos de Porto Alegre, do III Encontro de Orquestras Jovens de Bento Gonçalves, do Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria –UFSM, do Festival SESC de Música em Pelotas e do Festival Gramado in Concert. Nos anos de 2013/2014 foi o professor convidado dos Encontros de Pedagogia do Violoncelo da UFSM e em 2021 do Festival de Música de Chapecó. É Mestre em ensino da música pelo Instituto Piaget/Portugal com a pesquisa intitulada “Técnica de Polegar no Violoncelo: uma aprendizagem que pode ser antecipada?”, sob a condução dos Professores Dr. Samuel Peruzzolo (BRA) e Dr. David Cruz (POR), e Bacharel em violoncelo pela Universidade Federal de Santa Maria, onde foi instruído pela Prof. Dra. Angela Ferrari. No que diz respeito a sua experiência como docente, ainda possui certificações como o curso de pedagogia em violoncelo ministrado pela professora Nuria Rosa Montañola (ESP), Estratégias de ensino com a professora Patrícia Pasmanter (ARG) e os cursos I e II de formação para professores Suzuki (instrumento violoncelo) sob a orientação, respectivamente, dos professores David Evenchick (CAN) e Patricia Pasmanter (ARG). Atualmente é membro da Camerata da Escola de Música Tio Zequinha, do Quarteto Casa da Música (sendo professor de violoncelo nas duas instituições e no Projeto Orquestra Villa-Lobos) e do Duo Santos.

Alexandre Garcia Melo

Flauta Transversa e Violão
Alexandre Garcia Melo

Flauta Transversa e Violão

Iniciou seus estudos aos 9 anos de idade pelo Projeto Prelúdio da UFRGS, tendo aulas de violão clássico e popular abrangendo repertório solo para eventos e demais necessidades. Aos 11 anos iniciou estudo de flauta transversa no mesmo projeto. Teve aula de flauta transversa na escola de música da OSPA com Artur Elias, principal flautista da orquestra. Em seus 12 anos de estudo musical, viajou para cantar/tocar em diversas cidades do estado, com os coros e orquestras do Projeto Prelúdio e, também com a escola de música da OSPA. Participou de diversos cursos e oficinas referentes à música, como por exemplo “Musicalizar pela Canção” na escola de música Tio Zequinha, ministrado pela professora Juleandra Lima, de festivais de música, como o de Teutônia e o primeiro festival de música em casa, o FIMUCA. Em 2018 iniciou Bacharelado em Música pela UFRGS. Atualmente, é o primeiro flautista da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS), da Banda Sinfônica do Vale do Rio dos Sinos e da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.

Maria Elena

Musicalização
Maria Elena

Musicalização

Bacharel em piano pela UCS-RS, , especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina-RS. Cursou o 12th Suzuki Method World Convention –Baby Class em Dublim – Irlanda. É também responsável pela elaboração e coordenação do programa de Musicalização – Teoria da e Percepção da Escola de Música Tio Zequinha, em vigência desde 1985. Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Apresentou trabalhos em Congressos Latino Americanos, foi palestrante dos IX, X e XII Congressos Mundiais de Musicoterapia nos Estados Unidos, Inglaterra e Argentina. É fundadora do Núcleo de Musicoterapia da escola.

Carolina Rodrigues Braga

Carolina Rodrigues Braga

Carolina Rodrigues Braga, concluiu seu bacharel em canto lírico pela UFRGS no ano de 2016. Ainda na universidade participou de duas montagens do projeto Ópera na UFRGS, como coro na ópera Orfeu de Monteverdi e como solista na Missa do Orfanato de Mozart. Participou do Coral Porto Alegre no ano de 2017 e 2018 cantando obras de Johann Sebastian Bach no naipe de contraltos e atuou também como cantora popular no grupo Trio a Brasiliana e em eventos. Atualmente reside em São Paulo, tendo feito parte do Coral jovem do Estado no ano de 2019 e entrando para Academia de Ópera do Theatro São Pedro em 2020 na qual segue com seus estudos atualmente. Como estudante de canto participou de alguns festivais como: Vale Veneto, Festival de Pelotas, CIA de Ópera Minaz e Festival de canto em Trancoso. Teve a oportunidade de participar como solista no Festival de Trancoso em 2018 cantando Messiah de Handel , no concerto do núcleo de canto Lírico do coral Jovem em 2019 com canções de Brahms e Luciano Gallet e na Ópera Il Mondo della Luna de Haydn como a personagem Lisetta. Atualmente concilia o estudo, o aperfeiçoamento da técnica vocal e o desenvolvimento musical com a atividade de ministrar aulas de canto. Estuda como mezzo soprano e em seu repertório possui óperas de Mozart, Rossini, Haydn e Offenbach com papeis como Cherubino, Despina, Sexto, Rosina,Liseta e Niklaus e também o repertório de música de Câmara. No seu repertório, além do canto lírico inclui canções populares como MPB, bossa nova, musicais, samba e Rock.

Miriã Farias

Musicalização
Miriã Farias

Musicalização

Graduada no curso de bacharelado em Música com ênfase em violino da UFRGS em 2016, onde foi orientada pelos professores Fredi Gerling e Hella Frank. Miriã Moreira Farias iniciou seus estudos de violino aos 2 anos de idade com o professor Carlos Alberto de Souza através do Método Suzuki.Durante a faculdade ministrou aulas de violino no Curso de Extensão da UFRGS buscando orientar alunos que pretendem fazer a prova específica de música da UFRGS. Participou de diversos festivais de música pelo Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A talentosa violinista, que transita com facilidade entre o erudito e o popular, acompanha desde 2013 a cantora Luana Pacheco, bem como outros artistas da cena musical de Porto Alegre. Como professora, tem buscado se aperfeiçoar no ensino de música através de cursos de capacitação, tais como oficinas de musicalização com a renomada Thelma Chan em julho de 2012; curso de Filosofia Suzuki com o professor Eduardo Ludueña (ARGENTINA) em julho de 2014 e do curso de Leitura Musical com a professora Caroline Fraser (PERÚ) em novembro de 2015.

Juleandra Lima

Musicalização
Juleandra Lima

Musicalização

Licenciada em música habilitação flauta transversa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou seus estudos de música na Escola de Música Tio Zequinha aos 11 anos, onde escolheu a flauta transversa como instrumento principal. Concluiu os conteúdos da teoria musical na Escola e participou de vários cursos e oficinas .Em 1999 iniciou seu trabalho como professora de musicalização na escola  sob a coordenação da professora Maria Elena Gallicchio. Também tem seus trabalhos paralelos como flautista em Orquestras de Câmara , Quintetos e Quartetos onde se apresenta dentro e fora do país.

Dalires Kotz

Violino - Viola
Dalires Kotz

Violino - Viola

Iniciou seus estudos do violino pelo Método Suzuki aos 15 anos com o Prof. Irving Feldens no Instituto de Educação Ivoti (Ivoti/RS). Como violinista participou de vários festivais de música pelo Brasil e Chile, além de participar de turnês pela Europa com a Camerata Ivoti nos anos de 2006 e 2008. Como professora, fez  cursos de capacitação para professores de violino  dos volumes 1 ao 7do Método Suzuki pela SAA (Suzuki American Association) com a Teacher Trainer Barbara Barber (USA) e cusos de Filosofia c om Eduardo Ludueña  e Shinobu Saito.  Desde 2001 integra o corpo docente da EMTZ. Em 2008, concluiu o curso de Licenciatura em Música pela UFRGS, tendo como professores Hella Frank e Fredi Gerling. Também atua como maestrina da Orquestra Vivace uma orquestra formada por alunos adultos. Atualmente faz curso de viola pela extensão da UFRGS com a prof. Hella Frank, e violista na Camerata Jovem de Porto Alegre.

Luana Pacheco

Musicalização
Luana Pacheco

Musicalização

Licenciada em Música com ênfase em Canto pela UFRGS. Estuda técnica
vocal e Canto desde o final de 2005 com o barítono Carlos Rodriguez
(Brasil/Holanda). Foi bolsista do projeto Música para bebês da Professora
Dra. Esther Beyer durante a graduação. Paralelamente aos estudos da
faculdade, estudou violão popular com o violonista Davi Moreira de 2005
até 2012. Em 2010, Luana foi a vencedora do Terceiro Festival da Canção
Francesa da Aliança Francesa de Porto Alegre e no mesmo ano, participou
do quadro Jovens Talentos do Programa Raul Gil, em rede nacional.
Apresentou-se como solista ao lado das orquestras Unisinos Anchieta e
Eintracht. Em 2013 foi professora de musicalização infantil na Clínica
Enlace da psicóloga Ana Paula Stahlschmidt e em 2016 foi professora de
música da Educação Infantil do Colégio Santa Cecília. Desde fevereiro de
2017 integra o naipe de professoras de musicalização da Escola de Música
Tio Zequinha, trabalhando com crianças de 0 até 9 anos. Em junho de
2017, Luana participou do curso de capacitação em Filosofia Suzuki com a
teacher training Renata Pereira em Londrina-PR. Em 2018 a cantora se
prepara para dar continuidade à sua formação no curso Suzuki Voz que
acontecerá em janeiro, sob orientação da teacher training americana
Mary Hofer, pela primeira vez no Brasil, na cidade de São Paulo.

Maria de Moraes

Piano
Maria de Moraes

Piano

Mestre em Teologia (linha de pesquisa em Música) pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação São Leopoldo; Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pelotas, com especialização em Arte-Música, pela mesma Universidade Estudou com Yara Cava (Pelotas), Antônio Alexandre Bispo (SP) e Dirce Knijnik (POA). Trabalhou como professora de Piano, História da Música, Música de Câmara, Folclore Nacional e Teoria/Percepção na Universidade Federal de Pelotas, na Escola de Belas Artes Heitor Lemos (RG), no Instituto de Música da Escola Superior de Teologia (SL) e no Conservatório de Música Léo Schneider (IPA/IMEC).

Cristina Kotz

Musicalização
Cristina Kotz

Musicalização

Iniciou seus estudos de música aos 15 anos no Instituto de Educação Ivoti com o professor
Irving Feldens com o qual teve aulas de violino por 6 anos e também Teoria e Grafia Musical,
foi integrante da orquestra escolar e participou da excursão artística desta Instituição, levando
teatro, música e danças típicas a diversas cidades do RS e SC por dois anos. Formou-se no
curso de magistério em 1999 nesta mesma Instituição. No ano 2000 fez seu primeiro curso de
capacitação no Método Suzuki com a professora Caroline Fraser (Peru) em Santa Maria. Foi
professora de música nas escolas municipais de Ivoti de 2000 a 2002. Em 2004 fez estágio na
Escola de Música Tio Zequinha sob orientação da professora Maria Elena Gallicchio. Formada
no curso Técnico em Secretariado pelo Instituto Federal (2008). Foi aluna de viola do professor
Nelson Eddy Menezes por 2 anos(2012-2013)e integrante da Camerata Jovem de Porto Alegre.
Hoje integra a equipe de professoras da Musicalização da Escola de Música Tio Zequinha.

Aretha Lima

Musicalização
Aretha Lima

Musicalização

Aretha Morais Lima começou seus estudos musicais aos 4 anos de idade na Escola de Música Tio
Zequinha, aprendendo violino, viola, piano e técnica vocal, tendo como base a metodologia Suzuki.
Em 2012 participou do Workshop de “Musicalização na Educação Infantil”, ministrado pela
professora de música Juleandra Lima, promovido pela Escola de Educação Infantil Giordano Bruno.
Gravou o CD de Musicalização da Escola de Música Tio Zequinha, no verão de 2011. Em 2013,
integrando o Coral da UFRGS, participou do Concerto Metaphisica Sinfonia Coral, obra de Antonio
Meneghetti, orquestrada por Vagner Cunha e regida pelo seu pai, o maestro Antônio Carlos Borges-
Cunha, tendo ainda a participação da solista Carla Mafioletti. Foi professora voluntária de música
no projeto social Ré Mi Sol, oferecendo oficinas de técnica vocal, piano e musicalização. Aretha
Lima canta profissionalmente desde seus 14 anos e em 2016 participou do programa The Voice
Brasil, no time do cantor Carlinhos Brown. Atualmente, Aretha está cursando Música Popular na
Universidade Federal do Rio Grande do Sul e iniciando sua capacitação de professora Suzuki. Atua
como professora de musicalização na Escola de Música Tio Zequinha e na Escola de Educação
Infantil Giordano Bruno.

Nelson Menezes

Violino - Viola
Nelson Menezes

Violino - Viola

Regente, Violinista e Educador Musical. Fez Mestrado em Regência e Violino na Ball State University, Muncie, Indiana, USA. Foi professor de violino na Universidade Federal do Amazonas, bem como Diretor do Conservatório de Música da mesma Universidade. Em Porto Alegre, foi regente do Coral da UFRGS e integrou o naipe dos primeiros-violinos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), de 1986 a 2003, quando se aposentou. Foi professor de Percepção Musical, Canto Coral e Regência no Instituto de Artes da Universidade do Rio Grande do Sul.

Davi Moreira

Violão
Davi Moreira

Violão

Bacharel em violão (UFRGS) sob a orientação de daniel Wolff, também fez cursos de extensão universitária e master-class com mestres como Abel Carlevaro, Eduardo Isac, Hélio Delmiro e Guinga. Tem em seu currículo apresentações no Santander Cultural, Theatro São Pedro, MARGS, CCMQ e IA da UFRGS, tanto na área de música erudita como jazz, MPB, choro e nativismo. Desde 1985 tem atuado em gravações e música de estúdio para diversos grupos e cantores. Leciona violão e guitarra elétrica desde 1994.

Daniela Jacoby

Canto
Daniela Jacoby

Canto

Iniciou seus estudos de canto  na escola de música da OSPA.Ingressou no curso de música da UFRGS, inicialmente em licenciatura, após estudou com o professor Mazias de Oliveira e Sílvia Carvalho e, atualmente com a professora Elisa Machado. Foi bolsista do curso Música para Bebês da mesma universidade, desenvolvendo pesquisa sob orientação da professora Dr. Esther Sulzsbach, tendo seu trabalho apresentado no XIV Salão de Iniciação Científica.Na área do canto vem participando de Máster Classes, como de música vocal alemã francesa, música antiga e do festival “Verões Musicais”, onde teve aulas com a cantora Anette Kuttembaum (Alemanha) e com o maestro Andréas Baumgartner (Alemanha) .Atualmente segue o curso de Bacharelado em canto no Instituto de Artes da UFRGS.

Carlos Souza

Violino
Carlos Souza

Violino

Violinista formado pela Escola de Música da Ospa com Extensão em Violino na UFRGS. Estudou com renomados professores brasileiros e estrangeiros, tendo como destaques o professor argentino Amílcar Carff e o brasileiro Fredi Gerling. Em 1989 fez um curso com o próprio Dr. Suzuki em Matsumoto – Japão, atuou por 12 anos como violinista da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, no método Suzuki foi um dos professores fundadores da metodologia no Brasil, fundador e diretor da Escola de Música Tio Zequinha, coordenador pedagógico, professor de violino e regente de Orquestras Jovens.

Bruno Salbego

Guitarra e Baixo Elétrico
Bruno Salbego

Guitarra e Baixo Elétrico

Graduado em Produção Fonográfica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos no ano de 2015. Iniciou seus estudos de música em 1998 na Escola de Música Tio Zequinha tendo aulas de musicalização e violino, mais tarde frequentou curso de piano e bateria. Participou de diversos concertos de bandas e apresentações desta escola. Atua como professor de guitarra desde 2014 na cidade de Porto Alegre. Em 2006 fez estágio na Sigmund Records, gravadora e selos da Universidade do Vale do Rio Sinos realizando atividades relacionadas a gravação e produção de artistas. Frequenta o curso de guitarra na Escola de Música Tio Zequinha com professor Antônio Flores.