Tinta_sobreposicao

  AULAS E  
  PROFESSORES   

Música para Bebês (de 2 meses a 2 anos)
Composto por uma aula semanal em grupo de 50 minutos. Pais, ou responsáveis participam ativamente das aulas.
Musicalização I (2 e 3 anos)
Composto por uma aula semanal em grupo de 50 minutos. Pais, ou responsáveis participam ativamente das aulas.
Musicalização II (4 e 5 anos)
Composto por uma aula semanal em grupo de 50 minutos.

Leitura e Grafia Musical (de 6 a 10 anos)
Composto por uma aula semanal em grupo de 50 minutos.
Instrumento + Leitura Musical (até 10 anos)
Composto por duas aulas semanais de 50 minutos cada. Uma individual do instrumento e outra em grupo de Leitura Musical.
Instrumento/canto
Composto por uma aula semanal individual de 50 minutos.
TODOS
Bateria
Canto
Cordas
Musicalização
Piano e Teclado
Sopros

Sílvio Junior

Bateria
Sílvio Junior

Bateria

Natural de Porto Alegre/RS, por influência de seu pai, também baterista, começou a tocar bateria aos doze anos de idade.
Em 1998, entrou para o coral de sua escola como baterista, por onde permaneceu tocando e realizando eventos até 2001.
Em 2003 serviu ao Exército Brasileiro, onde ingressou na fanfarra (banda marcial) do Regimento. Ali, desenvolveu ainda mais seus estudos, já que a banda era projetada na formato de big band, sendo regida por um maestro e tendo diversas bancadas de sopro.
A partir de 2011, começou a trabalhar e aturar como músico freelancer com artistas/bandas locais de diversos gêneros, atuando fortemente no cenário, tendo participado de programas de televisão, rádios, entrevistas, festivais, premiações e gravação de dois discos.
Em maio de 2015 ingressou como professor na escola de bateria BATERAS BEAT, onde permaneceu por quase 2 anos.
Em 2017, se tornou MEI e abriu seu próprio estúdio de gravação e paralelamente ingressou na orquestra de sopros Eintracht, localizada em Campo Bom/RS e começou a ministrar aulas na escola de música Guitarríssíma, onde permaneceu até o início de 2019.
Em março/2019 se mudou para Goiânia, onde se tornou produtor musical. Além de continuar seu trabalho como empresário no mundo fonográfico com seu estúdio, porém agora em Goiânia, gravando diversos artistas e projetos, atua também como baterista gravando DVDs, clipes, fazendo parcerias com demais produtores, e também fez parte da banda de um programa de TV nacional, chamado MODÃO DO BRASIL.
Em abril de 2021, retornou ao seu estado natal (RS) aonde permanece até o momento trabalhando da mesma forma e retomando progressivamente sua carreira no meio musical local, bem como gravações e edições em seu estúdio para os produtores de Goiânia.
Em fevereiro de 2022, ingressou para a maior dupla sertaneja do estado do RS, Lucas e Felipe.
Atualmente segue na dupla trabalhando no estado do RS e também atuando como produtor musical, gravando baterias, e atuando fortemente no ramo audiovisual.

André Borba

Violino
André Borba

Violino

Bacharel em Violino no ano de 2018 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação do professor Fredi Gerling, iniciou seus estudos aos 4 anos na Escola de Música Tio Zequinha nos cursos de violino com Carlos Alberto de Souza e musicalização com Maria Elena Gallicchio e Juleandra Lima. Aos 12, ingressou no Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação de Fredi Gerling. Nascido em uma família extremamente envolvida com música, optou por seguir carreira na área e em 2014, aos 17 anos, ingressou no curso de Música da UFRGS. Tendo aprendido violino através do Método Suzuki, participa, desde 2014, de cursos de capacitação certificados pela Associação Suzuki das Américas.

André Bocchese

Guitarra, violão e ukulelê
André Bocchese

Guitarra, violão e ukulelê

André Bocchese é bacharelando no curso de Música - Habilitação Música Popular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como professor de guitarra, violão e ukulelê na Escola de Música Tio Zequinha, com maior experiência nas linguagens da música brasileira como samba, choro e MPB. Como instrumentista já participou de festivais como o Mississippi Delta Blues Festival em Caxias do Sul e o Festival de Música de Porto Alegre, bem como acompanhou cantores e cantoras em diversas casas de show em Porto Alegre e região.

Oséias Leandro dos Santos

Canto
Oséias Leandro dos Santos

Canto

Graduado em Licenciatura em Música pelo Centro Universitário Metodista do Sul, IPA em 2009 e Pós-graduado em Estudos Culturais pela UFRGS em 2013. Participou como tenor de 2010 a 2012 do Coro de Câmara da UFRGS, sob regência do Maestro Vilson Gavaldão. Iniciou a trajetória como professor de canto em 2008 no Instituto Musical Bereia em Porto Alegre. Atuante desde 2015 como professor de música em séries inicias de escolas da rede privada de Porto Alegre, desenvolvendo atividades que apontam para a expressão e criatividade dos alunos através do canto, permitindo entender a música como fonte de prazer e conhecimento.

Verônica Vitale

Violoncelo
Verônica Vitale

Violoncelo

Graduada pela UFRGS com habilitação em violoncelo com orientação da profº Milene Aliverti. Participou do Encontro Suzuki em Ivoti em 2015, Festival de Cordas de Porto Alegre e Encontro de Violoncelos em 2018 e 2019. Desenvolve pesquisa na área de educação musical com foco no ensino e aprendizado do violoncelo na idade adulta. Atualmente é integrante da Orquestra Filarmônica da UFRGS.

Maria Elena

Musicalização
Maria Elena

Musicalização

Bacharel em piano pela UCS-RS, , especialista em Folclore pela Faculdade de Música Palestrina-RS. Cursou o 12th Suzuki Method World Convention –Baby Class em Dublim – Irlanda. É também responsável pela elaboração e coordenação do programa de Musicalização – Teoria da e Percepção da Escola de Música Tio Zequinha, em vigência desde 1985. Especialista em Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. Apresentou trabalhos em Congressos Latino Americanos, foi palestrante dos IX, X e XII Congressos Mundiais de Musicoterapia nos Estados Unidos, Inglaterra e Argentina. É fundadora do Núcleo de Musicoterapia da escola.

Alexandre Garcia Melo

Flauta Transversa e Musicalização
Alexandre Garcia Melo

Flauta Transversa e Musicalização

Iniciou seus estudos aos 9 anos de idade pelo Projeto Prelúdio da UFRGS, tendo aulas de violão clássico e popular abrangendo repertório solo para eventos e demais necessidades. Aos 11 anos iniciou estudo de flauta transversa no mesmo projeto. Teve aula de flauta transversa na escola de música da OSPA com Artur Elias, principal flautista da orquestra. Em seus 12 anos de estudo musical, viajou para cantar/tocar em diversas cidades do estado, com os coros e orquestras do Projeto Prelúdio e, também com a escola de música da OSPA. Participou de diversos cursos e oficinas referentes à música, como por exemplo “Musicalizar pela Canção” na escola de música Tio Zequinha, ministrado pela professora Juleandra Lima, de festivais de música, como o de Teutônia e o primeiro festival de música em casa, o FIMUCA. Em 2018 iniciou Bacharelado em Música pela UFRGS. Atualmente, é o primeiro flautista da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS), da Banda Sinfônica do Vale do Rio dos Sinos e da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.

Cristina Kotz

Musicalização
Cristina Kotz

Musicalização

Iniciou seus estudos de música aos 15 anos no Instituto de Educação Ivoti com o professor
Irving Feldens com o qual teve aulas de violino por 6 anos e também Teoria e Grafia Musical,
foi integrante da orquestra escolar e participou da excursão artística desta Instituição, levando
teatro, música e danças típicas a diversas cidades do RS e SC por dois anos. Formou-se no
curso de magistério em 1999 nesta mesma Instituição. No ano 2000 fez seu primeiro curso de
capacitação no Método Suzuki com a professora Caroline Fraser (Peru) em Santa Maria. Foi
professora de música nas escolas municipais de Ivoti de 2000 a 2002. Em 2004 fez estágio na
Escola de Música Tio Zequinha sob orientação da professora Maria Elena Gallicchio. Formada
no curso Técnico em Secretariado pelo Instituto Federal (2008). Foi aluna de viola do professor
Nelson Eddy Menezes por 2 anos(2012-2013)e integrante da Camerata Jovem de Porto Alegre.
Hoje integra a equipe de professoras da Musicalização da Escola de Música Tio Zequinha.

Maria de Moraes

Piano
Maria de Moraes

Piano

Mestre em Teologia (linha de pesquisa em Música) pelo Instituto Ecumênico de Pós-Graduação São Leopoldo; Bacharel em Piano pela Universidade Federal de Pelotas, com especialização em Arte-Música, pela mesma Universidade Estudou com Yara Cava (Pelotas), Antônio Alexandre Bispo (SP) e Dirce Knijnik (POA). Trabalhou como professora de Piano, História da Música, Música de Câmara, Folclore Nacional e Teoria/Percepção na Universidade Federal de Pelotas, na Escola de Belas Artes Heitor Lemos (RG), no Instituto de Música da Escola Superior de Teologia (SL) e no Conservatório de Música Léo Schneider (IPA/IMEC).

Aretha Lima

Musicalização
Aretha Lima

Musicalização

Aretha Morais Lima começou seus estudos musicais aos 4 anos de idade na Escola de Música Tio
Zequinha, aprendendo violino, viola, piano e técnica vocal, tendo como base a metodologia Suzuki.
Em 2012 participou do Workshop de “Musicalização na Educação Infantil”, ministrado pela
professora de música Juleandra Lima, promovido pela Escola de Educação Infantil Giordano Bruno.
Gravou o CD de Musicalização da Escola de Música Tio Zequinha, no verão de 2011. Em 2013,
integrando o Coral da UFRGS, participou do Concerto Metaphisica Sinfonia Coral, obra de Antonio
Meneghetti, orquestrada por Vagner Cunha e regida pelo seu pai, o maestro Antônio Carlos Borges-
Cunha, tendo ainda a participação da solista Carla Mafioletti. Foi professora voluntária de música
no projeto social Ré Mi Sol, oferecendo oficinas de técnica vocal, piano e musicalização. Aretha
Lima canta profissionalmente desde seus 14 anos e em 2016 participou do programa The Voice
Brasil, no time do cantor Carlinhos Brown. Atualmente, Aretha está cursando Música Popular na
Universidade Federal do Rio Grande do Sul e iniciando sua capacitação de professora Suzuki. Atua
como professora de musicalização na Escola de Música Tio Zequinha e na Escola de Educação
Infantil Giordano Bruno.

Jacqueline Menezes

Piano
Jacqueline Menezes

Piano

Natural de Caxias do Sul, RS. Graduada em Piano pela UFRGS na classe da Profª Zuleika Rosa Guedes e em Música de Câmera com o Prof. Jean Jacques Pagnot. Estudou com os professores Roberto Szidon, Miguel Proença, Homero de Magalhães e Sônia Goulart. Fez pós-graduação na UFRGS (Especialista em Música), onde teve orientação pianística das professoras Zuleika Rosa Guedes e Dirce Bauer Knijnik e em Música de Câmera com o professor Marcello Guerchfeld. De 1999 até 2005 foi pianista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Aline Güntzel

Musicalização
Aline Güntzel

Musicalização

Tem se dedicado ao ensino de flauta doce há 13 anos atuando como professora no Brasil e também na Alemanha com crianças, jovens e adultos incluindo ensino profissionalizante. É professora Suzuki certificada tendo estudado com Mary Halverson Waldo na primeira semana Suzuki Teacher Training no Brasil.  No Instituto Federal do Rio Grande do Sul foi professora substituta de flauta doce e teoria musical no Curso Técnico em Instrumento Musical, bem como no Projeto Prelúdio.

Como instrumentista já realizou concertos na Europa, Uruguai e em diversos lugares pelo Brasil. Em 2015 ganhou menção honrosa com o Quarteto Brasilien Block no Open Recorder Days, concurso internacional de flauta doce realizado em Amsterdam. Em 2016 juntamente com seus três colegas do Brasilien Block Quarteto, promoveu a música brasileira através de oficinas, masterclasses, concerto didático e concerto oficial na 1ª Brazilian Musik Week da International German School Vietnam em Ho Chi Minh City.

1 2

  ATIVIDADES  
  EXTRAS   

As atividades de prática em conjunto e apresentações fazem parte da proposta pedagógica da escola, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais amplo da habilidade musical, humana, social e cognitiva, sendo a extensão da sua aula individual de instrumento ou canto. Estas atividades extras são oferecidas gratuitamente.

Orquestras

  • Orquestra Escola

Tem por objetivo a iniciação do aluno na atividade de orquestra, o desenvolvimento da leitura musical e da prática de conjunto.

  • Camerata Tio Zequinha

Orquestra dos alunos avançados. A Camerata busca um refinamento técnico e artístico, executando repertório genuinamente orquestral, variando em estilos e compositores.

  • Orquestra Vivace 

Destinada a alunos adultos da escola, com objetivo de proporcionar a prática de  instrumento em grupo, de compartilhar experiências e de fortalecer a socialização.

Aulas em Grupo

As aulas em grupo são parte integrante da metodologia Suzuki e se destinam aos diversos naipes de instrumento e canto presentes na escola.
Uma das características destas aulas é a interação social entre as famílias mantendo a motivação e a vontade de aprender do aluno através da prática em conjunto.
 

Bandas

Uma atividade direcionada aos alunos dos cursos populares com objetivo de trabalhar um repertório variado da atualidade.

  EVENTOS  
  EXTERNOS   

  AUDIÇÕES  
  INTERNAS   

   CONTATO    

Fone: (51) 3332 9531
contato@tiozequinha.com.br

   ENDEREÇO    

Rua Lucas de Oliveira 894
Mont Serrat, Porto Alegre-RS

   FALE CONOSCO