Tinta_sobreposicao

  AULAS E  
  PROFESSORES   

Música para Bebês (de 2 meses a 2 anos)
Composto por uma aula semanal em grupo de 50 minutos. Pais, ou responsáveis participam ativamente das aulas.
Musicalização I (2 e 3 anos)
Composto por uma aula semanal em grupo de 50 minutos. Pais, ou responsáveis participam ativamente das aulas.
Musicalização II (4 e 5 anos)
Composto por uma aula semanal em grupo de 50 minutos.

Leitura e Grafia Musical (de 6 a 10 anos)
Composto por uma aula semanal em grupo de 50 minutos.
Instrumento + Leitura Musical (até 10 anos)
Composto por duas aulas semanais de 50 minutos cada. Uma individual do instrumento e outra em grupo de Leitura Musical.
Instrumento/canto
Composto por uma aula semanal individual de 50 minutos.
TODOS
Bateria
Canto
Cordas
Musicalização
Piano e Teclado
Sopros

Aretha Lima

Musicalização
Aretha Lima

Musicalização

Aretha Morais Lima começou seus estudos musicais aos 4 anos de idade na Escola de Música Tio
Zequinha, aprendendo violino, viola, piano e técnica vocal, tendo como base a metodologia Suzuki.
Em 2012 participou do Workshop de “Musicalização na Educação Infantil”, ministrado pela
professora de música Juleandra Lima, promovido pela Escola de Educação Infantil Giordano Bruno.
Gravou o CD de Musicalização da Escola de Música Tio Zequinha, no verão de 2011. Em 2013,
integrando o Coral da UFRGS, participou do Concerto Metaphisica Sinfonia Coral, obra de Antonio
Meneghetti, orquestrada por Vagner Cunha e regida pelo seu pai, o maestro Antônio Carlos Borges-
Cunha, tendo ainda a participação da solista Carla Mafioletti. Foi professora voluntária de música
no projeto social Ré Mi Sol, oferecendo oficinas de técnica vocal, piano e musicalização. Aretha
Lima canta profissionalmente desde seus 14 anos e em 2016 participou do programa The Voice
Brasil, no time do cantor Carlinhos Brown. Atualmente, Aretha está cursando Música Popular na
Universidade Federal do Rio Grande do Sul e iniciando sua capacitação de professora Suzuki. Atua
como professora de musicalização na Escola de Música Tio Zequinha e na Escola de Educação
Infantil Giordano Bruno.

Alexandre Garcia Melo

Flauta Transversa e Violão
Alexandre Garcia Melo

Flauta Transversa e Violão

Iniciou seus estudos aos 9 anos de idade pelo Projeto Prelúdio da UFRGS, tendo aulas de violão clássico e popular abrangendo repertório solo para eventos e demais necessidades. Aos 11 anos iniciou estudo de flauta transversa no mesmo projeto. Teve aula de flauta transversa na escola de música da OSPA com Artur Elias, principal flautista da orquestra. Em seus 12 anos de estudo musical, viajou para cantar/tocar em diversas cidades do estado, com os coros e orquestras do Projeto Prelúdio e, também com a escola de música da OSPA. Participou de diversos cursos e oficinas referentes à música, como por exemplo “Musicalizar pela Canção” na escola de música Tio Zequinha, ministrado pela professora Juleandra Lima, de festivais de música, como o de Teutônia e o primeiro festival de música em casa, o FIMUCA. Em 2018 iniciou Bacharelado em Música pela UFRGS. Atualmente, é o primeiro flautista da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS), da Banda Sinfônica do Vale do Rio dos Sinos e da Orquestra do Instituto de Artes da UFRGS.

Jacqueline Menezes

Piano
Jacqueline Menezes

Piano

Natural de Caxias do Sul, RS. Graduada em Piano pela UFRGS na classe da Profª Zuleika Rosa Guedes e em Música de Câmera com o Prof. Jean Jacques Pagnot. Estudou com os professores Roberto Szidon, Miguel Proença, Homero de Magalhães e Sônia Goulart. Fez pós-graduação na UFRGS (Especialista em Música), onde teve orientação pianística das professoras Zuleika Rosa Guedes e Dirce Bauer Knijnik e em Música de Câmera com o professor Marcello Guerchfeld. De 1999 até 2005 foi pianista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

Carolina Rodrigues Braga

Carolina Rodrigues Braga

Carolina Rodrigues Braga, concluiu seu bacharel em canto lírico pela UFRGS no ano de 2016. Ainda na universidade participou de duas montagens do projeto Ópera na UFRGS, como coro na ópera Orfeu de Monteverdi e como solista na Missa do Orfanato de Mozart. Participou do Coral Porto Alegre no ano de 2017 e 2018 cantando obras de Johann Sebastian Bach no naipe de contraltos e atuou também como cantora popular no grupo Trio a Brasiliana e em eventos. Atualmente reside em São Paulo, tendo feito parte do Coral jovem do Estado no ano de 2019 e entrando para Academia de Ópera do Theatro São Pedro em 2020 na qual segue com seus estudos atualmente. Como estudante de canto participou de alguns festivais como: Vale Veneto, Festival de Pelotas, CIA de Ópera Minaz e Festival de canto em Trancoso. Teve a oportunidade de participar como solista no Festival de Trancoso em 2018 cantando Messiah de Handel , no concerto do núcleo de canto Lírico do coral Jovem em 2019 com canções de Brahms e Luciano Gallet e na Ópera Il Mondo della Luna de Haydn como a personagem Lisetta. Atualmente concilia o estudo, o aperfeiçoamento da técnica vocal e o desenvolvimento musical com a atividade de ministrar aulas de canto. Estuda como mezzo soprano e em seu repertório possui óperas de Mozart, Rossini, Haydn e Offenbach com papeis como Cherubino, Despina, Sexto, Rosina,Liseta e Niklaus e também o repertório de música de Câmara. No seu repertório, além do canto lírico inclui canções populares como MPB, bossa nova, musicais, samba e Rock.

Josué Farias

Violão
Josué Farias

Violão

Iniciou seus estudos com o pai, Pedro Farias, através do Método Suzuki para violão clássico. Estudou com outros professores, entre eles Davi Moreira e Fernando Pereira. Em 2004 começou a dar aulas de instrumento trabalhando também com aulas de prática em conjunto e teoria musical. Atualmente faz o curso de licenciatura em música na UFRGS e integra o corpo docente da Escola de Música Tio Zequinha.

Miriã Farias

Musicalização
Miriã Farias

Musicalização

Graduada no curso de bacharelado em Música com ênfase em violino da UFRGS em 2016, onde foi orientada pelos professores Fredi Gerling e Hella Frank. Miriã Moreira Farias iniciou seus estudos de violino aos 2 anos de idade com o professor Carlos Alberto de Souza através do Método Suzuki.Durante a faculdade ministrou aulas de violino no Curso de Extensão da UFRGS buscando orientar alunos que pretendem fazer a prova específica de música da UFRGS. Participou de diversos festivais de música pelo Rio Grande do Sul e Minas Gerais. A talentosa violinista, que transita com facilidade entre o erudito e o popular, acompanha desde 2013 a cantora Luana Pacheco, bem como outros artistas da cena musical de Porto Alegre. Como professora, tem buscado se aperfeiçoar no ensino de música através de cursos de capacitação, tais como oficinas de musicalização com a renomada Thelma Chan em julho de 2012; curso de Filosofia Suzuki com o professor Eduardo Ludueña (ARGENTINA) em julho de 2014 e do curso de Leitura Musical com a professora Caroline Fraser (PERÚ) em novembro de 2015.

Aline Güntzel

Musicalização e Flauta Doce
Aline Güntzel

Musicalização e Flauta Doce

Tem se dedicado ao ensino de flauta doce há 13 anos atuando como professora no Brasil e também na Alemanha com crianças, jovens e adultos incluindo ensino profissionalizante. É professora Suzuki certificada tendo estudado com Mary Halverson Waldo na primeira semana Suzuki Teacher Training no Brasil.  No Instituto Federal do Rio Grande do Sul foi professora substituta de flauta doce e teoria musical no Curso Técnico em Instrumento Musical, bem como no Projeto Prelúdio.

Como instrumentista já realizou concertos na Europa, Uruguai e em diversos lugares pelo Brasil. Em 2015 ganhou menção honrosa com o Quarteto Brasilien Block no Open Recorder Days, concurso internacional de flauta doce realizado em Amsterdam. Em 2016 juntamente com seus três colegas do Brasilien Block Quarteto, promoveu a música brasileira através de oficinas, masterclasses, concerto didático e concerto oficial na 1ª Brazilian Musik Week da International German School Vietnam em Ho Chi Minh City.

Juleandra Lima

Musicalização
Juleandra Lima

Musicalização

Licenciada em música habilitação flauta transversa pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Iniciou seus estudos de música na Escola de Música Tio Zequinha aos 11 anos, onde escolheu a flauta transversa como instrumento principal. Concluiu os conteúdos da teoria musical na Escola e participou de vários cursos e oficinas .Em 1999 iniciou seu trabalho como professora de musicalização na escola  sob a coordenação da professora Maria Elena Gallicchio. Também tem seus trabalhos paralelos como flautista em Orquestras de Câmara , Quintetos e Quartetos onde se apresenta dentro e fora do país.

Luciana Malacarne

Piano
Luciana Malacarne

Piano

É bacharel em música com habilitação em piano pela UFRGS, onde estudou com os professores Maly Weisenblum e André Loss. Foi professora de piano e pianista acompanhadora no projeto de música da ASCARTE, tendo participado de duas turnês europeias da Camerata Ivoti (2006 e 2008). Atualmente, trabalha em Porto Alegre, atuando na Escola de Música Tio Zequinha e junto aos grupos corais e celebrações litúrgicas da Paróquia Matriz da IECLB.

Yuri Lima

Contrabaixo elétrico
Yuri Lima

Contrabaixo elétrico

Iniciou seus estudos aos três anos na Escola de Música Tio Zequinha onde frequentou o curso de musicalização com as professoras Maria Elena Gallicchio e Juleandra Lima. Aos 10 anos iniciou o estudo do violoncelo com as professoras Letícia de Oliveira (2002- 2010) e Mônica Lima (2011). Nesta instituição teve participação em três orquestras: Iniciante, Villa-Lobos e Camerata Jovem de Porto Alegre. Aos 15 anos iniciou seus estudos de contrabaixo elétrico, tendo como professores Tamiris Duarte e Diego Fagundes. Foi aluno do projeto de bandas dos cursos populares da escola de Música Tio Zequinha desde a sua criação em 2007 no qual participa até hoje. Participou de workshops com Chico Pinheiro e Gustavo Strapazon.

Dalires Kotz

Violino - Viola
Dalires Kotz

Violino - Viola

Iniciou seus estudos do violino pelo Método Suzuki aos 15 anos com o Prof. Irving Feldens no Instituto de Educação Ivoti (Ivoti/RS). Como violinista participou de vários festivais de música pelo Brasil e Chile, além de participar de turnês pela Europa com a Camerata Ivoti nos anos de 2006 e 2008. Como professora, fez  cursos de capacitação para professores de violino  dos volumes 1 ao 7do Método Suzuki pela SAA (Suzuki American Association) com a Teacher Trainer Barbara Barber (USA) e cusos de Filosofia c om Eduardo Ludueña  e Shinobu Saito.  Desde 2001 integra o corpo docente da EMTZ. Em 2008, concluiu o curso de Licenciatura em Música pela UFRGS, tendo como professores Hella Frank e Fredi Gerling. Também atua como maestrina da Orquestra Vivace uma orquestra formada por alunos adultos. Atualmente faz curso de viola pela extensão da UFRGS com a prof. Hella Frank, e violista na Camerata Jovem de Porto Alegre.

André Borba

Violino
André Borba

Violino

Bacharel em Violino no ano de 2018 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob orientação do professor Fredi Gerling, iniciou seus estudos aos 4 anos na Escola de Música Tio Zequinha nos cursos de violino com Carlos Alberto de Souza e musicalização com Maria Elena Gallicchio e Juleandra Lima. Aos 12, ingressou no Curso de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob orientação de Fredi Gerling. Nascido em uma família extremamente envolvida com música, optou por seguir carreira na área e em 2014, aos 17 anos, ingressou no curso de Música da UFRGS. Tendo aprendido violino através do Método Suzuki, participa, desde 2014, de cursos de capacitação certificados pela Associação Suzuki das Américas.

1 2 3

  ATIVIDADES  
  EXTRAS   

As atividades de prática em conjunto e apresentações fazem parte da proposta pedagógica da escola, proporcionando ao aluno um desenvolvimento mais amplo da habilidade musical, humana, social e cognitiva, sendo a extensão da sua aula individual de instrumento ou canto. Estas atividades extras são oferecidas gratuitamente.

Orquestras

  • Orquestra Escola

Tem por objetivo a iniciação do aluno na atividade de orquestra, o desenvolvimento da leitura musical e da prática de conjunto.

  • Camerata Tio Zequinha

Orquestra dos alunos avançados. A Camerata busca um refinamento técnico e artístico, executando repertório genuinamente orquestral, variando em estilos e compositores.

  • Orquestra Vivace 

Destinada a alunos adultos da escola, com objetivo de proporcionar a prática de  instrumento em grupo, de compartilhar experiências e de fortalecer a socialização.

Aulas em Grupo

As aulas em grupo são parte integrante da metodologia Suzuki e se destinam aos diversos naipes de instrumento e canto presentes na escola.
Uma das características destas aulas é a interação social entre as famílias mantendo a motivação e a vontade de aprender do aluno através da prática em conjunto.
 

Bandas

Uma atividade direcionada aos alunos dos cursos populares com objetivo de trabalhar um repertório variado da atualidade.

  EVENTOS  
  EXTERNOS   

  AUDIÇÕES  
  INTERNAS   

   CONTATO    

Fone: (51) 3332 9531
[email protected]

   ENDEREÇO    

Rua Lucas de Oliveira 894
Mont Serrat, Porto Alegre-RS

   FALE CONOSCO